Por: Ítalo Leme
São horas para encontrar o design perfeito. As imagens são ajustadas meticulosamente e os textos são revisados e refinados inúmeras vezes. É muito tempo de dedicação projetando exatamente para onde os olhos do público-alvo devem fixar, mas quem garante que o objetivo será atingido?
Utilizando neurotecnologia de ponta, estudos de rastreamento ocular gravam o movimento dos olhos dos usuários, e os mapas de calor resultantes mostram as áreas no design em que a atenção fica retida por mais tempo.
O eye-tracking é uma técnica de rastreamento ocular que permite medir a posição e o movimento dos olhos, possibilitando entender para quais informações e aspectos visuais as pessoas direcionam seus olhares.
As variáveis mensuradas são: fixação visual, movimento ocular, dilatação pupilar, excitação emocional e foco atencional, analisando o quanto determinada imagem chama a atenção e cria engajamento, e como as pessoas a enxergam em cada pixel, considerando orientação e posicionamento, organização de espaços e tamanhos de elementos, textura e alto contraste de cor e iluminação, entre outros aspectos, e isso permite definir, em tempo real, o comportamento visual sujeito a determinados estímulos e a diferentes ambientes.
Trata-se de uma avaliação comportamental implícita, visto que grande parte do movimento dos olhos não resulta da vontade própria do indivíduo, mas sim de estímulos externos que podem captar a atenção pela saliência visual ou pelos componentes da emoção, e funciona através da emissão de um raio infravermelho dirigido aos olhos, provocando um reflexo na pupila. Este reflexo é capturado por um sensor que calcula exatamente para onde a pessoa está olhando.
A medição dos movimentos da retina é muito útil para testar a eficácia dos layouts de websites e suas respectivas interfaces e experiências de navegação, analisar o comportamento dos consumidores nos pdv´s diante da disposição dos produtos e suas embalagens nas prateleiras, testar a força de vídeos publicitários, criar anúncios para revistas impressas, construir marcas que gerem fixação e boa aceitação, entre outras aplicações, determinando sempre a hierarquia da percepção visual, ou seja, quais elementos captam a atenção dos olhares em primeiro lugar e por quanto tempo a retém.
A MKT FLOW sabe exatamente como fazer a sua empresa se destacar em seus mercados de atuação, produzindo peças de comunicação que alcançam a atenção do seu público-alvo.
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