Por: Ítalo Leme
Segundo o Ibope Media, 92% dos internautas utilizam a internet para pesquisar sobre empresas, produtos e serviços antes de efetivar uma compra.
A internet se tornou o terceiro veículo de maior alcance no Brasil, atrás apenas do rádio e da televisão. Os consumidores estão constantemente monitorando as marcas pela web.
A mesma pesquisa aponta que 50% dos consumidores já mudaram de opinião sobre uma suposta compra baseando-se em uma avaliação negativa dos próprios usuários na internet, e 28% decidiram uma compra em função de avaliações positivas de outros compradores em fóruns.
Sabendo que a internet realmente influencia o comportamento de compra, é possível afirmar que a presença digital qualificada é determinante para o sucesso das marcas.
Campanhas de marketing digital bem elaboradas fazem com que as empresas obtenham resultados realmente relevantes frente à concorrência.
Uma forma de chamar a atenção de potenciais clientes pelo meio digital é através do inbound marketing que visa despertar a atenção das pessoas ao invés de empurrar algo à força como as propagandas. O marketing de conteúdo se baseia no compartilhamento de informações relevantes ao target, por diversos meios digitais, atraindo, envolvendo e conquistando o interesse de potenciais clientes, e estimulando possíveis negócios.
Antigamente, o marketing da interrupção era o conceito padrão e milhares de empresas investiam milhões de reais em anúncios de tv, rádio e cinema. A interrupção era a forma mais efetiva de se conseguir a atenção de um possível cliente, por meio da exibição de uma mensagem comercial no intervalo dos programas.
Na internet, os pop-ups de propagandas fazem esse papel de interrupção, assim como os anúncios mal posicionados, banners verticais na lateral de sites populares e marca-texto amarelo em páginas de vendas, mas estas ferramentas estão sendo substituídas por outras estratégias em função da perda de efetividade.
A transição do marketing da interrupção para o marketing da permissão é gradativa, mas ganha cada vez mais espaço, e isso se deve ao poder de decisão do internauta que hoje tem de permitir que a mensagem chegue até ele.
O marketing de conteúdo vai ao encontro dos anseios do consumidor por mais conhecimento, tendo por missão disseminar um grande volume de informações úteis sobre produtos, serviços e demais assuntos pertinentes ao negócio desejado pelo público específico.
Conteúdo relevante é tão bom que as pessoas pagam para ver. Propaganda invasiva é tão ruim que as pessoas pagam para não ver.
A MKT FLOW cria conteúdos inteligíveis, tais como: storytelling, descrição de produtos e serviços, notícias para blogs, roteiros para vídeos, press-releases, cartas de vendas com técnicas de copywriting, entre outros.
Solicite um Diagnóstico Inicial Gratuito e faça fluir os negócios da sua empresa!