Por: Ítalo Leme
A utilização de indicadores matemáticos e estatísticos facilitam a apuração dos resultados das ações de marketing, possibilitando aos gestores identificar as falhas e realizar os ajustes necessários, por meio do acompanhamento imediato de cada etapa das campanhas, evitando assim o comprometimento de toda a operação.
A gestão analítica viabiliza a comunicação aos demais colaboradores sobre o desempenho da empresa, de modo que a equipe conheça e se envolva com a missão da corporação, trabalhando alinhada aos esforços em torno das estratégias e metas estabelecidas.
Toda campanha de marketing deve ter um objetivo claro com prazos fixados e, para isso, servem as métricas obtidas por meio de sistemas de monitoramento como o Google Analytics que apontam números brutos, enquanto os KPI´s (Key Performance Indicators) indicam o atingimento de determinados resultados, tendências de mercado e desempenho da empresa, em valores que surgem a partir destas métricas, como o CTR, a taxa de conversão, o CAC, o engajamento social, o ticket-médio, o ROI, o ROAS, o LTV, entre outros.
No universo do marketing digital, há estratégias comerciais para o aumento da performance de vendas que se apóiam em dados como o custo por clique, o custo por lead, a origem do tráfego, entre outros, e há estratégias institucionais para o fortalecimento de marca que se apóiam em dados como o custo por impressão, a quantidade de novos visitantes, o número de páginas visitadas e o tempo de permanência, etc.
Os indicadores-chave de performance sinalizam a efetividade das campanhas, confrontando a quantidade de novos interessados atraídos pelos esforços de marketing com o aumento de receita e lucratividade, a eficácia da equipe de vendas para converter os leads em clientes, a rentabilidade e vida útil de cada cliente, a quantidade de clientes perdidos, entre outros.
Estes números são vitais para a alocação correta dos investimentos em marketing, pois no cenário atual não há espaço para riscos e prejuízos.
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