Por: Ítalo Leme
Contar histórias está em alta no mundo dos negócios, e trata-se da mais antiga forma de compartilhar conhecimento.
É a representação de como as pessoas olham para diversos fatos e constroem suas opiniões, sendo influenciadas pela forma como interpretam cada história.
Uma boa história é autêntica e criativa, fazendo conexão emocional e pessoal, além de inspirar as ações, levando o receptor a uma jornada de mudanças e transformações.
As pessoas que contam e acreditam em histórias semelhantes possuem valores compatíveis e visões de mundo compartilhadas, criando a ideia de pertencimento a um grupo ou tribo.
Para conquistar espaço, as empresas se preocupam cada vez mais em contar histórias que as diferenciem de seus concorrentes, atraindo a atenção preferencial de seus potenciais clientes.
Essa técnica é conhecida como storytelling e trata-se de uma tendência mundial motivada por uma mudança no comportamento do consumidor.
Hoje, os clientes não querem apenas saber se o bife é saboroso, mas se o boi foi engordado em áreas de queimada. Se o cacau do chocolate beneficia pequenos agricultores. Se a castanha-de-caju é colhida por quilombolas. Se a roupa é confeccionada por mão-de-obra escrava ou por trabalho infantil.
É uma mudança benéfica que coloca em evidência empresas focadas não apenas no lucro.
Muita gente percebeu que quem tem uma boa história para contar, acaba lucrando mais. Produtos com ingredientes orgânicos e fabricados respeitando as tradições locais tendem a ganhar ponto, por isso, muitas empresas exageram na hora de se vender.
A verdade é que toda empresa tem uma boa história para contar e não precisa ser desonesta com seus clientes, pois o que faz uma história ser interessante é a forma como ela é contada.
A MKT FLOW consegue te ajudar na construção e divulgação da história de sua empresa e produtos.
Solicite um Diagnóstico Inicial Gratuito e faça fluir os negócios da sua empresa!