Por: Ítalo Leme
Há algumas décadas, o processo de terceirização de serviços foi incorporado às empresas, iniciando-se em atividades mais simples como limpeza, manutenção predial e segurança, e estendendo-se para assessoria contábil e jurídica, logística, call center, informática, recrutamento de pessoas, assistência técnica, representação de vendas, entre outras atividades.
No Brasil, o departamento de marketing começou a ser implantado em algumas organizações durante a década de 90, mas por ser algo novo, não se sabia muito bem como definir seu cronograma de atividades. Por incrível que pareça, até hoje, há muitas corporações que não investem em marketing e nem possuem equipes dedicadas para suprir as demandas desta área. Muitas outras, delegam suas tarefas de marketing às agências de propaganda, sem saber que o serviço a ser prestado por elas está muito aquém do que o marketing pode oferecer, pois há uma lista interminável de coisas que precisam ser desenvolvidas, e o core business destas agências está limitado à produção de campanhas publicitárias.
Qual é o custo de um departamento de marketing interno composto por um gestor, um designer gráfico, um programador, um redator, um otimizador, um videomaker, um designer de produtos, um produtor de eventos, um analista de mercado, um especialista em endomarketing, um assessor de imprensa, entre outros profissionais, considerando todos os encargos de uma relação trabalhista?
São inúmeras as vantagens que uma empresa obtém quando opta pela terceirização do marketing, passando a dispor de uma equipe multidisciplinar de profissionais com larga experiência que apresentarão resultados substancialmente maiores por um custo infinitamente menor.
Estes profissionais estão habilitados a conhecer e traduzir a cultura de cada organização em estratégias que não se limitam à comunicação, mas envolvem a gestão de produtos, pessoas, marcas e mercados, controlando os frutos de cada ação implantada. Esse é o caminho natural das empresas que fazem sucesso e crescem em seus nichos de atuação.
Muitas instituições demoram para reagir diante de cenários adversos, e a tentativa de constituir uma excelente equipe interna leva tempo, envolvendo seleção, contratação, integração, treinamento, liderança e acompanhamento, e então, quando os proventos começam a aparecer, estes profissionais são atraídos pelos concorrentes, frustrando os investimentos.
Com a terceirização, a performance de marketing e os resultados esperados têm prazos e percentuais estabelecidos em contrato.
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